quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O primeiro automóvel fabricado no brasil

No dia 15 de novembro de 1957, circulava nas ruas do país o primeiro automóvel fabricado no Brasil, com um índice de nacionalização relativamente elevado: tratava-se da perua DKW. Era um carrinho feio, que mais parecia um carro de padeiro. As linhas traseiras quadradas nada tinham a ver com a frente arredondada, herdada dos DKW fabricados na Alemanha, pela Auto-Union. Não havia muitas alternativas quanto à cor da pintura nem do estofamento. Mas a perua andava bem e surpreendia pelo desempenho e economia.


O motor era de dois tempos e três cilindros, com tração dianteira. Apenas 900 cm³ e 40CV. No entanto, sua aceleração e sua velocidade máxima eram razoavelmente boas para a época.
O câmbio tinha quatro marchas para a frente e a estabilidade era satisfatória. O consumo de gasolina era surpreendentemente baixo. O grande inconveniente era a necessidade de se misturar o óleo à gasolina, no próprio tanque. Além disso, o cheiro exalado pela furgoneta era simplesmente horrível.


Na verdade, a perua DKW foi o primeiro carro brasileiro com características de continuidade. Em 1959, porém, o automóvel nacional tornou-se uma realidade palpável: ele era visto nas ruas e nas estradas, estava nas concessionários, podia ser adquirido, e até mesmo financiado. Neste ano surgiram a perua DKW de linhas renovadas, o sedan DKW, o primeiro Volkswagen 1200, o Simca Chambord, a VW Kombi e o Renault Dauphine.

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