quarta-feira, 25 de maio de 2011

A história do Lotus Emme 422T

A história deste carro começou em 1987, num projeto sigiloso na Suiça, para construir um sedã esportivo em Vextrim (um avançado polímero de alta qualidade durável como o aço).


Foi construído baseado em outros modelos da Lotus, mantendo o baixo peso e um motor potente, resultando em um carro mais rápido que outro sedã fabricado em série, como o BMW M5, Mercedes E55 AMG e Audi S8.

Sendo um projeto brasileiro o Emme 422T, é um sedã esportivo, equipado com motor quatro cilindros turbo fabricado pela Lotus, com 264 cv. de potência e máxima de 273 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 4.9 segundos. Havia também outras duas versões: o 420 e a 420T, ambas com motores nacionais de 148 e 200 cv. respectivamente.



Foi fabricado entre 1997 e 1999, no município paulista de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba pela Megastar Veículos, com índice de nacionalização de 87%, algumas de suas peças eram importadas, mas havia a planos para nacionalizá-las também.

O processo de construção utilizava máquinas que injetavam 160 moldes com apenas dois operadores, o que permitia a construção de um carro em apenas 12 minutos. Na parte mecânica conta com suspensão independente nas quatro rodas, com múltiplos pontos de ancoragem, duplo quadrilátero e barra de torção, sendo a traseira com eixo auto-direcionável.



Para a fabricação do Emme 422T, foram investidos mais de US$ 156 milhões, sendo produzidas somente cerca de 12 ou 15 unidades deste carro. Talvez por terem se esgotado os investimentos previstos para o projeto inicial, encerrou-se sua produção em dezembro de 1999, sendo um dos principais fatores para esta decisão, a desvalorização do Real em janeiro de 1999.

Um comentário:

  1. Carrão, eu tive o prazer de conhecer de perto durante o Salão do Automóvel de 1998.

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