A Placa Preta surgiu devido ao rigor do novo Código Brasileiro de Trânsito de 23/09/1997 (Lei 9.503), os Antigomobilistas não poderiam continuar rodando com suas relíquias, pois a nova legislação exigiria enormes modificações e adaptações em seus veículos, afinal, veículos construídos à mais de 30 anos, jamais conseguiriam se adaptar às novas exigências postas em prática. E se modificados, isso com certeza, os descaracterizariam por completo.
Por isso todos os esforços foram feitos para se conseguir uma legislação específica para os carros de coleção. ( Resolução 56 e 127 do Contran ). E a categoria “ De Coleção ” foi instituída e as placas que a identificam são de fundo preto e caracteres na cor cinza.
Mas não basta pintar de preto a placa de um carro – o que aliás é proibido – para que ele se torne um carro de placa preta. Exclusividade de carros com mais de 30 anos, a placa preta atesta alto índice de originalidade. Veículos com placa preta são considerados de valor histórico.
Para ter direito à placa preta um carro (ou moto, ou caminhão) precisa passar pela inspeção de algum clube de veículos antigos credenciado pelo Denatran. Na avaliação entram itens como motor, transmissão, suspensão, freios e parte elétrica, além de pintura, rodas, pneus e interior do veículo, incluindo forração e painel.
Veja alguns modelos que tiveram o direito de receber a placa preta e merecem o respeito por serem mais velhos:
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